Saltar categorias de cursos

Categorias de Cursos


Saltar novidades

Novidades

Imagem de Alfredo Kienen
Nos bastidores da educação a distância
por Alfredo Kienen - quinta, 28 agosto 2014, 08:51
 

Nos bastidores da educação a distância

Instituições apostam em videoaulas e conquistam a metade das matrículas do ensino superior brasileiro

25/08/2014 | 00:16ADRIANA CZELUSNIAK

Segundo o último Censo do Ensino Superior, as matrículas nos cursos a distância avançaram 12% em um ano, enquanto o crescimento nas formações presenciais foi de 3%. Com 1.148 cursos de Educação a Distância (EaD) — contra 10.885 presenciais —, a modalidade de ensino representava praticamente a metade das matrículas e dos formandos do ensino superior brasileiro em 2012, ano do levantamento mais recente. Entre as graduações EaD mais procuradas estão Pedagogia, Administração e Serviço Social. Nesse cenário, engana-se quem pensa que a EaD resume-se à apresentação de aulas tradicionais gravadas.

Até que o conteúdo chegue aos alunos, há um longo percurso que conta com o apoio de muita gente. A aula precisa ser adaptada para um formato adequado à metodologia, seguindo os princípios da andragogia — a educação de adultos — e sem perder o foco nos estudantes. Uma equipe de design educacional auxilia nesse processo. “O resultado dessa transposição é o ‘roteiro educacional’, que determina como as diferentes partes do conteúdo serão apresentadas. Podem ser videoaulas, exercícios interativos, estudos de caso e debates on-line, entre outras formas”, conta o pró-reitor dos cursos de EaD do Centro Universitário Uninter, Marco Antônio Massoler Eleutério.

128 profissionais

atuam da produção à transmissão de conteúdos no Uninter, onde 40 aulas são gravadas por semana em cinco estúdios.

Isso exige alto investimento em estrutura. A Universidade Estácio e o Uninter, que estão entre os principais grupos de EaD do país, por exemplo, têm sedes próprias para a gravação das aulas, com vários estúdios. Parte da estrutura é destinada à formação de novos professores e há espaço na agenda de gravação para filmar a tradução do conteúdo por um intérprete de Libras.

Michel Shpielman, coordenador de área dos cursos EaD de Saúde e Ciências Humanas da Estácio, explica que, além do acesso às aulas gravadas em vídeo, há a opção de baixá-las em mp3. Em outras instituições, o conteúdo também fica disponível em plataformas digitais e ainda existem projetos de enviar as aulas em DVD para locais em que o acesso à internet é limitado, o que acaba envolvendo mais gente. As dúvidas costumam ser tiradas com o próprio professor ou com tutores.

Treinamento

Nem todo professor que sobe no tablado está pronto para encarar as câmeras. Para Eduardo Antunes Anderson, gerente de Estúdios do Uninter, do ponto de vista técnico, quem se destaca é o docente que, além de dominar o conteúdo da aula, é capaz de colocar em prática as técnicas aprendidas na capacitação em estúdio, agindo de modo natural diante das câmeras, como se estivesse à frente de uma turma.

De acordo com a professora Alessandra de Paula, a elaboração das aulas busca uma aproximação com diferentes realidades, culturas, raças e crenças dos alunos. “Como professores EaD, temos de pensar em diversificar nosso material didático, que não deve se limitar a textos estáticos. Recursos de áudio e visuais devem fazer parte do material no processo de ensino aprendizagem. A linguagem tem de ser mais dialógica e amigável possível”, diz.

 

fonte:

http://www.gazetadopovo.com.br/vida-universidade/conteudo.phtml?tl=1&id=1493284&tit=Nos-bastidores-da-educacao-a-distancia

 

 
Imagem de Alfredo Kienen
Siga-nos no Facebook!
por Alfredo Kienen - sexta, 15 agosto 2014, 07:50
 

Siga-nos no Facebook!

Fafil ÓpticaEad

Criar seu atalho

 
Imagem de Alfredo Kienen
Técnico em Óptica à Distância - Próxima turma em 27 de julho!!! Faça pré-incrição aqui!!!
por Alfredo Kienen - segunda, 14 julho 2014, 15:46
 

ÓPTICA - CURSO TÉCNICO À DISTÂNCIA - INSTITUTO FILADÉLFIA

PRÓXIMA TURMA INICIA EM 27 DE JULHO DE 2014, das 8h às 18h.


O Instituto Filadélfia oferece a você o curso Técnico em Óptica na modalidade à distância!
Autorizado pela SEE-SC Parecer 151/2013 para o Instituto Filadélfia-Itajaí-SC;

Faça pré-inscrição e acesse as VideoConferências ao VIVO com os professores:

www.fafil.com.br

1200 horas aula conforme determinação do MEC [ 18 meses de integralizaçao curricular].

https://www.youtube.com/watch?v=erEqdYEbuXg&feature=youtu.be&hd=1

telefones:(47) 3249-6100 - (41) 3218-1600

Telefone fixo grátis: 0800 604 0010

e-mail:  opticaead@fafil.com.br


 

Saltar Navegação

Navegação

Saltar AcessoSaltar Calendário

Calendário

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 Hoje sexta, 28 novembro 28 29
30       
Saltar Usuários Online

Usuários Online

(últimos 5 minutos)
Nenhum
Saltar Menu Principal